Maternidade Dr. Peregrino Filho MENU

Notícias

Submenu

07/07/2015

III Caravana do Coração para reciclar conhecimentos

Profissionais da ONG Círculo do Coração estiveram na cidade no último sábado (04), atenderam crianças e gestantes e também realizaram capacitações técnicas

O jantar de boas vindas aos profissionais da Caravana foi custeado pela Matrernidade de Patos

Depois de serem recepcionados com um jantar, na noite da sexta-feira (03), nas instalações da Faculdade Integrada de Patos (FIP), os profissionais que integram a III Caravana do Coração realizaram durante todo o sábado (04), 92 atendimentos diversos, em quatro gestantes e 88 crianças. Os exames e atividades, que incluíram a realização de cursos técnicos, aconteceram na sede da FIP, durante todo o dia. Os cursos técnicos foram direcionados para profissionais da área de saúde. Os funcionários da maternidade Dr. Peregrino Filho, que integra a rede estadual de saúde da Paraíba, também aproveitaram para reciclar conhecimentos. Além de dar apoio logístico, a direção da maternidade custeou as despesas de hospedagem e alimentação dos profissionais que atuaram na Caravana de Patos.

Na FIP, foi criado um ambiente humanizado e com salas divididas de acordo com os serviços e atendimentos que seriam realizados. Um espaço lúdico, onde as crianças e familiares eram recepcionados com músicas ao som de um violão, além de brincadeiras, descontraia pacientes e familiares. A apresentação do grupo musical do Caps infanto-juvenil, além da exposição de arte terapia, com bonecos produzidos com material reciclável, deu outra atmosfera ao ambiente que dispunha de salas de recepção, nutrição, assistência social, ecocardiograma, laudo médico, avaliação clínica médica e de enfermagem, eco pediátrico e eco fetal, Informática,Treinamento, Psicologia, nutrição e serviço social.

Segundo a cardiologista e coordenadora do Círculo do Coração, Sandra Matos, essa terceira etapa do projeto também serviu para que pacientes atendidos nas edições anteriores fossem avaliados. “Muitos deles fizeram cirurgia depois de terem sido encaminhados pela equipe médica e esse foi o momento de realizar uma avaliação e também de atender novos pacientes”, disse ela.

A Caravana do Coração é formada por cerca de 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros, terapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e pessoal de apoio técnico. Segundo a diretora assistencial da Maternidade de Patos, Luciana Ferreira Gonçalves Maia, a capacitação com os profissionais da unidade serviu para reciclar conhecimentos e atualizar a equipe com novos procedimentos. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas da maternidade participaram da capacitação.

Os cursos técnicos ofertados no sábado foram: ‘Reanimação neonatal’, ‘Acesso venoso’, ‘Suporte ventilatório’, e ‘Transporte Neonatal’. A pediatra da Maternidade Dr. Peregrino Filho, Klécida Rodrigues, uma das participantes do curso, disse que com o Círculo do Coração a Paraíba só tem a ganhar. “Com este projeto ganham os profissionais, as crianças e os familiares, já que é de suma importância, pois salva vidas. Tenho satisfação de fazer parte do projeto. É um grande aprendizado como ser humano e profissional”, finalizou.

Leudo Farias destacou a iomportãncia dessa parceria do Governo do Estado com a ONG  Círculo do Coração

O gerente da 6ª Regional de Saúde Leudo Farias, acompanhou todas as ações e avaliou como muito positivo esse trabalho do governo. “Com a Caravana, o Governo do Estado demonstra uma visão do que verdadeiramente deve ser saúde pública, assegurando um melhor atendimento às crianças cardiopatas. Antes dessa iniciativa, as crianças com problemas cardíacos eram transferidas para outros estados, para realizar o tratamento ou cirurgia e em alguns casos até morriam aguardando o procedimento em uma fila. Esse projeto ampliou a perspectiva de vida, especialmente para a população mais humilde”, disse Leudo.

A ação em Patos beneficiou pacientes de São Mamede, Santa Luzia, Várzea, Junco do Seridó, São José do Sabugi, Salgadinho, Areia de Baraúna, Cacimba de Areia, Passagem, Quixaba, Teixeira, Desterro, Cacimba, Mãe D’Água, São José do Bonfim, Santa Terezinha, Catingueira, Emas, São José de Espinharas, Malta, Condado, Vista Serrana, Matureia e da própria cidade de Patos.

Reunião dos integrantes da Caravana em Patos

O pequeno Kaio Bianor, de três anos e 6 meses, que foi diagnosticado com cardiopatia apenas três dias após seu nascimento e cirurgiado com três meses de vida, é um dos beneficiados com o projeto. Diagnosticado com Tetralogia de Falollot, graças ao trabalho realizado pela equipe do Círculo do Coração, Kaio teve todo o tratamento realizado a tempo e é avaliado a cada três meses. Aparecida Vitória, de dois anos e 6 meses, diagnosticada com cardiopatia também foi cirurgiada pela equipe do Círculo do Coração nos primeiros meses de vida e, provavelmente, não estaria viva se não fosse a assistência disponibilizada pelo Governo do Estado com esse trabalho.

A III Caravana é um projeto desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Ong pernambucana Círculo do Coração. As ações desta terceira edição começaram no dia 29 de junho, em Cajazeiras, e acontecem até o próximo dia 11, na cidade de Mamanguape.

Dr. Odir Borges Filho e profissionais que integram a Caravana do Coração em Patos

Voltar

Maternidade de Patos registrou mais de 4 mil partos em 2018

Referência de atendimento a gravidez de alto risco e nos serviços prestados às mulheres de mais de 90 municípios do sertão paraibano, a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos registrou, de janeiro a dezembro do ano passado, a realização de 4.077 partos, sendo 2.162 cesáreos e 1.915 normais. Administrada pela OS Instituto Gerir, desde junho de 2013, a […]

Saíba mais

Maternidade de Patos festeja aniversariantes de dezembro após celebração religiosa

Toda última sexta-feira do mês, a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos tem uma programação religiosa, seguida de uma comemoração aos aniversariantes do mês. Nesta sexta-feira (28), pela manhã, o Pe. Cláudio, da Paróquia de Santo Antônio fez a celebração, no mini auditório do Banco de Leite da unidade, numa alusão especial aos profissionais da unidade que fazem […]

Saíba mais

Maternidade de Patos comemora Natal com funcionários que estavam de plantão

Estar de plantão em ocasiões especiais, mais ainda, em datas comemorativas onde se reúne a família, como o Natal e Réveillon, não é uma situação muito boa, mas, há determinadas ocupações que exige do profissional uma dedicação que não leva em consideração esses momentos, a exemplo de quem trabalha em serviços essenciais como hospitais e maternidades. Para amenizar […]

Saíba mais

Informativo

A rotina da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, segue o que preconiza a determinação do Conselho Federal de Medicina, que, desde 2016, normatiza que médicos da rede pública e privada priorizem o parto humanizado e só realizem cesáreas eletivas em casos especiais e somente a partir da 39ª semana de gravidez.

Saiba mais
R. Elias Asfora, s/n Jardim Guanabara | 58701 300 | Patos PB
83 3421 5252
83 3421 5252
R. Elias Asfora, s/n Jardim Guanabara | 58701 300 | Patos PB