Maternidade Dr. Peregrino Filho MENU

Notícias

Submenu

17/12/2018

Maternidade de Patos: mães recebem alta após treinamento sobre primeiros socorros

A partir dessa quinta-feira (13), todas as mães que tiverem seus bebês na Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, além de receberem toda a assistência necessária em seu parto, ainda sairão da unidade com um curso de primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita de bebês. O novo serviço atende o que determina a Lei Estadual nº 11.215. Antes de implantar essa ação, a direção da Maternidade treinou a equipe de enfermagem da unidade que é responsável pelo repasse das orientações, que são dadas de forma coletiva, logo após a alta hospitalar.

Mãe de André Filho, que nasceu no último dia 8, a agricultora Maria José Alves de Almeida, moradora da cidade de Juru, foi uma das pacientes que participou da primeira turma do treinamento. Para ela, as informações repassadas foram muito úteis e a deixaram mais tranquila com os cuidados do bebê. “Eu aprendi muita coisa e agora estou mais confiante de cuidar de meu filho. Eu não sabia de muita coisa importante e agora volto para casa muito mais tranquila. Gostei muito e acho que é importante esse conhecimento”, disse ela, que recebeu alta na quinta-feira.
De acordo com o pediatra e diretor geral da Maternidade, Dr. Umberto Marinho Júnior, muitas mortes de recém-nascidos poderiam ser evitadas, casos os pais ou responsáveis tivessem noção de primeiros socorros, principalmente, no que diz respeito a questão de engasgos. “Com esse curso de primeiros socorros, nós capacitamos as mães com orientações importantes no tocante a manobra de desengasgo e outras intercorrências muito comuns que podem ser evitar danos ou mesmo a morte de um recém-nascido”, destaca Dr. Umberto.

O médico lembra que além da manobra de desengasgo, são repassadas às mães orientações de alguns cuidados que são importantes para aumentar a segurança dos bebês, a exemplo da maneira correta da dormida, com o bebê de barriga para cima para evitar a morte súbita, o local apropriado que é no berço da criança, nunca na cama dos pais, orientações sobre a temperatura da água do banho, que precisa ser testada sempre antes de colocar o bebê para evitar queimaduras, e ainda sobre a forma correta de transportar os bebês em veículos, sempre em cadeiras especiais (bebê conforto), no banco traseiro e na posição voltada para o vidro traseiro, além de cinto afivelado e também sobre os cuidados na hora da troca de fraldas, onde ocorrem muitos acidentes com quedas, o fato da mãe sempre manter vigilância e nunca deixar o bebê.

Voltar

Maternidade de Patos registrou mais de 4 mil partos em 2018

Referência de atendimento a gravidez de alto risco e nos serviços prestados às mulheres de mais de 90 municípios do sertão paraibano, a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos registrou, de janeiro a dezembro do ano passado, a realização de 4.077 partos, sendo 2.162 cesáreos e 1.915 normais. Administrada pela OS Instituto Gerir, desde junho de 2013, a […]

Saíba mais

Maternidade de Patos festeja aniversariantes de dezembro após celebração religiosa

Toda última sexta-feira do mês, a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos tem uma programação religiosa, seguida de uma comemoração aos aniversariantes do mês. Nesta sexta-feira (28), pela manhã, o Pe. Cláudio, da Paróquia de Santo Antônio fez a celebração, no mini auditório do Banco de Leite da unidade, numa alusão especial aos profissionais da unidade que fazem […]

Saíba mais

Maternidade de Patos comemora Natal com funcionários que estavam de plantão

Estar de plantão em ocasiões especiais, mais ainda, em datas comemorativas onde se reúne a família, como o Natal e Réveillon, não é uma situação muito boa, mas, há determinadas ocupações que exige do profissional uma dedicação que não leva em consideração esses momentos, a exemplo de quem trabalha em serviços essenciais como hospitais e maternidades. Para amenizar […]

Saíba mais

Informativo

A rotina da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, segue o que preconiza a determinação do Conselho Federal de Medicina, que, desde 2016, normatiza que médicos da rede pública e privada priorizem o parto humanizado e só realizem cesáreas eletivas em casos especiais e somente a partir da 39ª semana de gravidez.

Saiba mais
R. Elias Asfora, s/n Jardim Guanabara | 58701 300 | Patos PB
83 3421 5252
83 3421 5252
R. Elias Asfora, s/n Jardim Guanabara | 58701 300 | Patos PB