Maternidade Dr. Peregrino Filho MENU

Notícias

Submenu

06/08/2018

Profissionais da Maternidade de Patos participam de treinamento sobre acolhimento às vítimas de Violência Sexual

A cada 11 minutos, uma mulher é estuprada no Brasil. De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada -IPEA, cerca de 527 mil pessoas são estupradas por ano no país, sendo que 89% da vítima destes atos violentos são mulheres. Além disso, é preciso considerar que somente 10% dos casos de estupro são notificados. E para saber acolher e também melhor acolher casos especiais como os de Violência Sexual, quando as pacientes chegam fragilizadas tanto do ponto de vista físico, quanto psicológico, foi realizado, nos últimos dias 02 e 03, um treinamento com profissionais da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos.

A capacitação que, inicialmente, foi direcionada para os profissionais que atuam nos setores de Acolhimento e Centro Obstétrico, foi coordenada pela Comissão de Assistência a Vítima de Violência Sexual da unidade, que é formada por uma equipe multidisciplinar. A ideia é que o treinamento seja realizado com os profissionais dos demais setores da unidade.

O farmacêutico, Rodrigo Jefferson e a psicóloga, Thuanny Dantas, foram os facilitadores do treinamento que reviu e abordou atos e procedimentos de acolhimento que são fundamentais para assegurar um bom atendimento às mulheres vítimas de abusos e violência sexual.

“Assim como temos uma acolhida humanizada com as gestantes que chegam para ter seus filhos na Maternidade, precisamos, como unidade referência no atendimento às mulheres, estarmos melhor preparados para acolher as pacientes vítimas de violência sexual e esse foi o foco do treinamento”, reforça o diretor geral da Maternidade, Dr. Umberto Marinho Júnior, parabenizando a Comissão de Assistência a Vítima de Violência Sexual da unidade pela iniciativa. A Comissão é composta, por Saniely Coutinho (enfermeira da epidemiologia), Amanda Bento (enfermeira do NSP), Rodrigo Jefferson (farmacêutico), Tuanny (psicóloga), Maria Aparecida (enfermeira assistencialista) e Juliana Salvador (assistente social).

 

Voltar

Maternidade de Patos registrou mais de 4 mil partos em 2018

Referência de atendimento a gravidez de alto risco e nos serviços prestados às mulheres de mais de 90 municípios do sertão paraibano, a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos registrou, de janeiro a dezembro do ano passado, a realização de 4.077 partos, sendo 2.162 cesáreos e 1.915 normais. Administrada pela OS Instituto Gerir, desde junho de 2013, a […]

Saíba mais

Maternidade de Patos festeja aniversariantes de dezembro após celebração religiosa

Toda última sexta-feira do mês, a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos tem uma programação religiosa, seguida de uma comemoração aos aniversariantes do mês. Nesta sexta-feira (28), pela manhã, o Pe. Cláudio, da Paróquia de Santo Antônio fez a celebração, no mini auditório do Banco de Leite da unidade, numa alusão especial aos profissionais da unidade que fazem […]

Saíba mais

Maternidade de Patos comemora Natal com funcionários que estavam de plantão

Estar de plantão em ocasiões especiais, mais ainda, em datas comemorativas onde se reúne a família, como o Natal e Réveillon, não é uma situação muito boa, mas, há determinadas ocupações que exige do profissional uma dedicação que não leva em consideração esses momentos, a exemplo de quem trabalha em serviços essenciais como hospitais e maternidades. Para amenizar […]

Saíba mais

Informativo

A rotina da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, segue o que preconiza a determinação do Conselho Federal de Medicina, que, desde 2016, normatiza que médicos da rede pública e privada priorizem o parto humanizado e só realizem cesáreas eletivas em casos especiais e somente a partir da 39ª semana de gravidez.

Saiba mais
R. Elias Asfora, s/n Jardim Guanabara | 58701 300 | Patos PB
83 3421 5252
83 3421 5252
R. Elias Asfora, s/n Jardim Guanabara | 58701 300 | Patos PB