Maternidade Dr. Peregrino Filho MENU

Notícias

Submenu

11/07/2017

Salvar vidas de crianças cardiopatas é o foco do trabalho da equipe da Maternidade de Patos que integra o Círculo do Coração

Salvar a vida de crianças de zero a 12 anos que apresentam problemas cardíacos, a exemplo de sopro, cianose, febre reumática, taquicardia, entre outros. Esse é o foco do trabalho do Círculo do Coração (Circor), que é desenvolvido desde 2011, a partir de uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e a ONG pernambucana Círculo do Coração. Na Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, que integra a rede estadual de saúde, há um núcleo do Circor que atua com cinco profissionais, sendo uma médica, três enfermeiras e uma assistente administrativa.

O trabalho dos profissionais que integram a Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP) e que atuam no Circor em Patos inclui a realização de testes do coraçãozinho (Oximetria diferencial), ecocardiograma de triagem, que são realizados nos recém-nascidos da UCIN e UTI Neo, além dos atendimentos em um ambulatório especializado, às terças-feiras. Quando há necessidade de um procedimento,  é feito o encaminhamento do paciente para o complexo Arlinda Marques, em João Pessoa, que é um centro de referência na Paraíba, nesta área cardiológica.

O Circor de Patos é composto por uma equipe multiprofissional, que tem a frente a pediatra Nicoly Silvia Gomes. Eles são responsáveis pelos atendimentos e fazem, diariamente, a oximetria nos recém-nascidos maiores de 34 semanas. Os ecocardiogramas de triagem são realizados durante os atendimentos no ambulatório, todas as terças-feiras à tarde, das 14às 18h ou quando há necessidade na própria maternidade. A sala do Circor em Patos funciona no prédio do banco de leite e a cidade é referência para a rede de cardioloia pediátrica.Na sala do Coração são acompanhados bebês cardiopatas identificados tanto durante a gestação, quanto nos primeiros dias de vida.

“Assim que identificamos alguma cardiopatia, a criança já passa a ser acompanhada pela equipe da Rede de Cardiologia Pediátrica e passa, assim,  a ter a atenção e cuidados necessários para o devido tratamento”, explica a Dra. Nicoly. Segundo ela, atualmente, há 350 crianças cadastradas no ambulatório de Patos, que são regularmente acompanhadas.

O diretor clínico da Maternidade de Patos, Dr. Paulo Athayde, destaca que o Circulo do Coração desenvolve um importante trabalho. “Nós da Maternidade de Patos ficamos muito orgulhosos de fazer parte de uma ação que permite que mais crianças possam ser avaliadas e tratadas e, a partir daí, terem a possibilidade de ter uma vida normal”, destaca o médico, lembrando que sem acompanhamento e tratamento adequado, muitas destas crianças atendidas pelo Circor não sobreviveriam ou teriam uma vida limitada em função de problemas cardíacos.

Na última sexta-feira (30), a Caravana do Coração, que este ano está sendo realizada desde 26 de junho até oito de julho, passou por Patos e todos os profissionais que integram a RCP e o Circor da Maternidade se integraram às atividades que foram realizadas na sede da Faculdades Integradas de Patos (FIP). Dr. Paulo Athayde fez uma palestra focando a gravidez de alto risco e as intercorrências da eclampsia.

Voltar

Maternidade de Patos registrou mais de 4 mil partos em 2018

Referência de atendimento a gravidez de alto risco e nos serviços prestados às mulheres de mais de 90 municípios do sertão paraibano, a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos registrou, de janeiro a dezembro do ano passado, a realização de 4.077 partos, sendo 2.162 cesáreos e 1.915 normais. Administrada pela OS Instituto Gerir, desde junho de 2013, a […]

Saíba mais

Maternidade de Patos festeja aniversariantes de dezembro após celebração religiosa

Toda última sexta-feira do mês, a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos tem uma programação religiosa, seguida de uma comemoração aos aniversariantes do mês. Nesta sexta-feira (28), pela manhã, o Pe. Cláudio, da Paróquia de Santo Antônio fez a celebração, no mini auditório do Banco de Leite da unidade, numa alusão especial aos profissionais da unidade que fazem […]

Saíba mais

Maternidade de Patos comemora Natal com funcionários que estavam de plantão

Estar de plantão em ocasiões especiais, mais ainda, em datas comemorativas onde se reúne a família, como o Natal e Réveillon, não é uma situação muito boa, mas, há determinadas ocupações que exige do profissional uma dedicação que não leva em consideração esses momentos, a exemplo de quem trabalha em serviços essenciais como hospitais e maternidades. Para amenizar […]

Saíba mais

Informativo

A rotina da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, segue o que preconiza a determinação do Conselho Federal de Medicina, que, desde 2016, normatiza que médicos da rede pública e privada priorizem o parto humanizado e só realizem cesáreas eletivas em casos especiais e somente a partir da 39ª semana de gravidez.

Saiba mais
R. Elias Asfora, s/n Jardim Guanabara | 58701 300 | Patos PB
83 3421 5252
83 3421 5252
R. Elias Asfora, s/n Jardim Guanabara | 58701 300 | Patos PB